Qual a raiz de todos os males da humanidade?

Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.”
‭‭1Timóteo‬ ‭6:10‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1ti.6.10.ara

A cobiça transtorna o caráter. Um pouco de ambição traz objetivos na vida das pessoas, mas a cobiça faz com que seu foco seja única e exclusivamente fazer dinheiro a qualquer custo, ou obter em abundância qualquer tipo de recurso para si mesmo.

Por que traz o mal? Porque a prioridade sai do Reino de Deus e se torna o reino dos homens. Ao olharmos para a aquisição financeira como primeiro lugar também na vida espiritual a tornamos um deus. Inclusive tem nome: Mamom.

Perseguir o dinheiro como objetivo de vida faz com que nossos relacionamentos sejam ditados pelo potencial de gerar recursos. Nos aliaremos com pessoas que desejam o mesmo ou que nos permitam chegar lá. O preço é alto, pois estaremos trabalhando dia e noite para atingir esta meta.

Sabendo que não levaremos nada deste mundo, acumular para nós não faz sentido algum. O dinheiro é necessário e precisamos trabalhar. Muitos de nós temos de sustentar a família e não há outra forma senão pelo trabalho. Mas, uma coisa é termos para nós e a família levando uma vida no equilíbrio. Outra é viver para fazer dinheiro!

O que este versículo ensina é que dar mais atenção à adquirir riquezas do que transforma-las em benefício a nós e aos outros é um desvio espiritual que levará à situações terríveis para as pessoas.

Disputas judiciais, necessidade de seguranças pessoais, necessidade de demonstrar poder, luxúria, exibição de recursos, orgulho e vaidade, enfim, um número de situações que nos levará a pecar contra Deus e as pessoas.

Não significa que o pobre está isento disto. De forma nenhuma. O que precisamos é de equilíbrio. Se o dinheiro não transtornasse o homem Jesus não precisaria compara-lo a um deus capaz de competir com o verdadeiro Deus pelo coração dos homens.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
‭‭Mateus‬ ‭6:24‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.6.24.ara

O amor ao dinheiro traz problemas aos homens, mas o maior deles é colocar a sua fé na sua capacidade de resolver os próprios problemas, tornando-se o deus de si mesmos. Ou dependemos de Deus ou das riquezas.

Deus não é abalado por variação de Dólar ou das bolsas de valores. Não muda por causa de doenças e nem de tremores de terra. Deus é imutável e inesgotável. Onde estamos colocando o nosso foco? Iremos viver confiando que o dinheiro resolverá todos os nossos problemas?

Só Deus é capaz de resolve-los. Nossa força vem do SENHOR, não das riquezas! Ponhamos a nossa fé em Deus, pois Ele tem cuidado de nós!