Por qual propósito vivo? Há um melhor?

Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.
‭‭Lucas‬ ‭1:13-17‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/luk.1.13-17.ara

Linda é esta descrição do propósito de vida de João Batista! Sua vida, no entanto, não foi fácil e muito menos a sua morte! João veio de um casal considerado justo diante de Deus e foi separado para a obra com o Espírito Santo!

Somente no Espírito Santo é que há conversão de vidas para Deus! João teve um ministério bem sucedido porque o Senhor era com ele! Trouxe palavras de arrependimento, pregando este batismo, até que Jesus iniciou seu ministério terreno.

Importa-nos entender o propósito deste homem tão importante para os nossos tempos. O versículo 17 nos traz três elementos:

1. Converter o coração dos pais aos filhos. Muitos pais olhavam para os filhos como mão de obra para aumentar os rendimentos do lar e lhes dar dias futuros melhores. Filhos são a resposta do amor de um casal ao plano divino, onde reconhecemos o amor sem o dever de retribuição. Sem esta visão, nunca entenderemos o amor de Deus!

2.Converter os desobedientes à prudência dos justos. Nenhuma pessoa que desobedeça aos propósitos de Deus estará apta à adentrar o Seu reino. Se o reino é um lugar de escolhidos, Deus chama todos à obediência, a começar por Jesus que foi obediente até a morte! O justo é o obediente.

3. Habilitar para o Senhor um povo preparado. A preparação ocorre com um coração voltado ao Senhor. Começa com o temor da santidade de Deus, passa pelo reconhecimento das nossas transgressões e finaliza com o recebimento da salvação em Jesus.

João apontou Jesus tão logo viu o sinal do Espírito Santo declarando que era Jesus a quem deveriam seguir! João cumpriu cabalmente seu ministério e foi morto por falar as verdades do evangelho.

A virtude está no conhecer a verdade e esta é Cristo! Hoje estamos buscando viver pela verdade e cumprir o nosso propósito. A partir do momento em que recebemos o Espírito Santo já não vivemos mais para satisfazermos a nossa vontade, mas a do Senhor.

Este senhorio é maravilhoso, pois sabemos para onde vamos e temos objetivos de vida. Não há impedimento para que vivamos o melhor de Deus, ainda que perseguidos pelos homens. Afinal, na eternidade isto tudo terá passado e a recompensa não vem dos homens que perecem, mas do Deus Todo-Poderoso!