Jesus está separando o joio do trigo!

Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.
‭‭Mateus‬ ‭3:11-12‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.3.11-12.ara

João Batista é o padrão do evangelista. Aponta o problema do pecado, exibe o arrependimento como ponto importante para pararmos nossos erros, e aponta Jesus Cristo como Senhor e salvador, aquele que reunirá os salvos para si e os não salvos para o fogo eterno.

João morreu por dizer a verdade sobre o pecado às autoridades do seu tempo, mas estabeleceu um marco para nós que é o batismo para arrependimento. Batizar-se significa reconhecer-se pecador e decidir viver pela verdade em Cristo. É deixar o caminho antigo e viver na santificação.

Arrependimento expõe que reconhecemos o erro e suas consequências, e que não desejamos mais permanecer desta forma. O arrependimento precede a nossa conversão ao reino de Deus, pois é o momento em que paramos de caminhar no pecado e buscamos entrar no caminho que leva à prática das boas obras.

Será possível uma conversão sem reconhecer o erro? Ora, se conversão é a mudança de direção, então antes da conversão é necessário termos de alterar a direção e isto ocorre no arrependimento. Embora arrepender-se seja possível na mente humana o converter-se depende do Espírito Santo. É obra do Espírito a mudança do velho caminho para o novo. Só conhece o caminho espiritual o ser espiritual. Enxergar erro no caminho natural é possível aos olhos naturais, mas achar o caminho espiritual, não!

Jesus nos traz a visão do único caminho para o Pai e sem Jesus estaremos paralisados em algum lugar, tentando sair da encruzilhada mental do querer transcender espiritualmente sem saber que caminho tomar. O caminho para Deus não é visível aos olhos e nem é adquirido por mérito ou hábito, mas por revelação de Cristo. Jesus nos batiza com o Espírito e com fogo para podermos entrar no caminho da santificação. Se ainda não mudamos de caminho, ou seja, continuamos nos mesmos pecados, ainda não fomos batizados por Cristo!

Importa que sejamos achados e conduzidos por ele. Se já estamos com Cristo então nos alegremos pela salvação, mas se não, derramemos nossas lágrimas pois haverá separação entre o trigo e o joio. Jesus Cristo tem a pá em suas mãos e está trabalhando todos os dias. É tempo de nos achegarmos e sermos transformados por ele, para a glória do Senhor!