A segunda morte é muito pior que a primeira.

E disse ainda: “Está terminado! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente das fontes da água da vida. O vitorioso herdará todas essas bênçãos, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. “Mas os covardes, os incrédulos, os corruptos, os assassinos, os sexualmente impuros, os que praticam feitiçaria, os adoradores de ídolos e todos os mentirosos estão destinados ao lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.
‭‭Apocalipse‬ ‭21:6-8‬ ‭NVT‬‬
https://www.bible.com/1930/rev.21.6-8.nvt

Nas escrituras temos claramente a visão de céu e inferno, um lugar de bençãos e outro de sofrimento. O lago de fogo foi criado para o diabo e seus anjos, mas os que não entrarem nos céus seguirão para lá também.

Entendemos vida e morte nas expressões da existência nesta terra. Se está aqui e respira então vive, mas se deixou de respirar e está paralisado e em decomposição, então, está morto.

Espiritualmente não é assim. O espírito não termina, uma vez que tenha sido criado. Portanto, vida é estar com Deus, sendo abençoado eternamente e morte é estar afastado de Deus, sendo consumido eternamente!

A segunda morte é justamente o momento em que os não salvos em Cristo serão encaminhados para o lago de fogo, por todos os aspectos mencionados no versículo, pois não houve arrependimento e nem conversão de caráter e coração.

Por que permanecer nos nossos pecados e sofrermos eternamente por decisões tomadas na ignorância? Porque não há ignorância de verdade. A partir de determinada idade, quando perdemos a inocência e enxergamos o bem e o mal, a partir de então passamos a escolher como vivermos neste mundo. O pecado gera a morte do espírito pois é a forma como Deus determinou.

Pequenas decisões em um tempo curto no Chronos (tempo da carne, do relógio) determinarão grandes acontecimentos no Kairós (tempo do espírito que na verdade não tem paralelo com este mundo, pois passado, presente e futuro não existem). Hoje ainda podemos escolher, mas após a morte somente teremos as consequências.

Terrível será a segunda morte, mais do que a do corpo, a primeira. A do corpo é um tempo curto, mas a segunda é eterna. Na primeira deixa-se este mundo e o corpo onde habitamos, mas na segunda entra-se no terrível tormento sem fim, sem esperança, sem benção, sem Deus!

Escolhamos hoje o único caminho que leva para o Pai:

““Entrem pela porta estreita. A estrada que conduz à destruição é ampla, e larga é sua porta, e muitos escolhem esse caminho. Mas a porta para a vida é estreita, e o caminho é difícil, e são poucos os que o encontram.”
‭‭Mateus‬ ‭7:13-14‬ ‭NVT‬‬
https://www.bible.com/1930/mat.7.13-14.nvt

Quem está nos caminhos do Senhor não teme a morte, nem a primeira e muito menos a segunda. Quem não estiver deve temer ambas, pois a primeira certamente chegará e não haverá como fugir da segunda. Deus é fiel à sua palavra e não deixará de cumprir seus estatutos. O inferno é como uma sentença à prisão perpétua sem oportunidade de receber misericórdia. Não há como fugir de lá e a dor nunca se apartará de quem lá permanecer.

““Eu lhes digo a verdade: quem ouve minha mensagem e crê naquele que me enviou tem a vida eterna. Jamais será condenado, mas já passou da morte para a vida.
‭‭João‬ ‭5:24‬ ‭NVT‬‬
https://www.bible.com/1930/jhn.5.24.nvt

Não há dúvidas de que em Jesus estamos livres desta terrível condenação, pois ele nos transformará como um mestre ensina aos discípulos, com amor e dedicação. Ouçamos ao chamado do Senhor e entremos pelo caminho da graça em Cristo Jesus!