“E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.”
Efésios 4:7-10 ARA
https://www.bible.com/1608/eph.4.7-10.ara
Estamos sempre a relembrar a obra redentora de Cristo. Ele veio buscar homens e mulheres mortos em seus pecados fazendo-os santos a partir do seu sacrifício. Desceu à Terra, onde a humanidade estava corrompida, como em um lugar de morte e mortos, entregou sua vida como sacrifício santo e agradável a Deus e, por isso, desencadeou uma ação de graça sobre todos os que creem nele.
O cativeiro do pecado foi destruído em amor por toda a humanidade. Este cativeiro foi levado por Cristo para junto de si. Por isso o salmista foi descrito nesta passagem que aponta a glória manifesta na ação do perdão pela fé! Jesus toma em suas mãos os que anteriormente estavam mortos e presos pelo pecado e os leva consigo, literalmente levando cativo o cativeiro! Jesus derrama a graça transformadora e encaminha a humanidade sob o seu poder, a partir da distribuição de dons espirituais.
Cada um que recebe a Cristo como Senhor está sendo chamado e comissionado a estender esta compreensão do amor de Deus para com o homem, através de seu Filho. Em Cristo somos salvos e edificados para que outros também sejam alcançados e libertos. A salvação pela graça nos potencializa às obras de salvação e de transformação do mundo. A santificação é, também, desenvolvermos o serviço ao próximo.
Jesus veio nos servir e não para ser servido. Serviu a ponto de nos dar a própria vida para alcançarmos o que somente ele poderia nos dar. Assim são os dons distribuídos, para que possamos usa-los em favor dos outros. Honrar a memória de Jesus é realizar a sua obra. É vivermos para a glória de Deus. Nestes dias de dificuldade, olhemos para o mundo. Que possamos amar as pessoas como estão e ministrarmos a fé em Cristo. Cada um receberá o que precisa no dia de hoje. Que nos alegremos com a nossa porção e busquemos ainda mais a face de Deus!
“Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”
João 3:17 ARA
https://www.bible.com/1608/jhn.3.17.ara
Ano 2#7