Guardemos os mandamentos e caminhemos no caminho proposto!

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.”
‭‭João‬ ‭15:10‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.15.10.ara

Este é o preço de se andar com Jesus. A salvação é Cristo carregando a cruz de todos nós para nossa salvação, enquanto a santificação é cada um carregando a sua própria cruz seguindo a Cristo. Só Cristo poderia carregar a cruz de todo o mundo, pois só ele foi achado digno. Nele não havia pecado. Agora, cada um de nós tem a capacidade de caminhar com Cristo após a redenção recebida na cruz!

A salvação é recebida pela graça dada por Deus, mas não foi gratuita para quem a pagou, Jesus Cristo. Foi pago um alto preço, a vida do Justo, do Cordeiro Santo! Ao recebermos a graça passamos a caminhar com Jesus e iremos perceber a necessidade de nos desfazermos de alguns comportamentos e adquirirmos outros. Passamos do senhorio do pecado para o senhorio de Cristo e isto significa guardar os seus mandamentos.

Guardar um mandamento é recebe-lo e obedece-lo. Sem conhecer fica difícil obedecer. Conhecer a Cristo se faz, portanto, necessário. E é nesta caminhada que iremos carregar a nossa cruz porquanto, por vezes, será pesado deixar para trás pecados e também árduo adquirir virtudes. Jesus declarou que o fardo dele é leve e o jugo dele é suave, enquanto manter-se no pecado do mundo não é! O Espírito Santo será nosso guia, nos segurando pelas mãos, mas cada um deverá se esforçar para ir até o fim! Devemos estar alegres pois temos auxílio, direção e a certeza de que nossa perseverança agrada o coração de Deus, mas ao mesmo tempo entendendo de que este frutificar vem do próprio Deus que depositou em nós o Seu Espírito.

É um misto de esforço próprio e ajuda divina, uma cooperação transformadora que edifica em nós um caráter transformado. Carregar nossa cruz e seguir a Cristo tem um custo pessoal que também não é pouco para cada um de nós e precisa ser levado em consideração para não desistirmos no meio do caminho:

Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar.
‭‭Lucas‬ ‭14:26-30‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/luk.14.26-30.ara

Sim, exige um esforço pessoal mas a recompensa já está à nossa frente e é a eternidade! Caminhemos no caminho proposto pelo mestre e vivamos com alegria, pois temos cuidado e direção, proteção e fortalecimento para todo o caminho a trilhar! Tenhamos fé, pois sem isto não conseguiremos chegar na cruz de Cristo, receber a redenção e nem carregar a nossa cruz. Sem fé não teremos confiança na cooperação do Espírito Santo e nem a certeza da recompensa. Sem fé não teremos a capacidade de enxergarmos o caminho que por vezes não será visível, apenas audível.

Oremos por conhecermos mais e mais a Cristo!

Ano 2#72