“Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos. O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez.”
Salmos 78:1-4 ARA
https://bible.com/bible/1608/psa.78.1-4.ARA
Ensinar e testemunhar andam juntos. O que é a experimentação em um laboratório senão estabelecer uma prática que traga uma pessoa a testemunhar o fenômeno e interiorizar o que percebeu e os efeitos do que realizou? Assim, a História procura registrar os feitos da humanidade, a motivação e as consequências. A Filosofia, como o homem pensa e como o pensamento nos leva a linhas diferentes por causa dos conceitos e cultura.
Não é diferente para com o aprendizado da Palavra de Deus. Tudo foi registrado para nosso ensino. A experiência de Abraão, Isaque e Jacó, a luta de Josué e Calebe, a vida de Davi e tantos outros que experimentaram a presença de Deus em suas vidas ficaram registradas em todos os aspectos. Inclusive, quando fizeram conforme a vontade de Deus e quando não fizeram. A Bíblia torna-se também as lições aprendidas por homens e até alguns seres celestiais. O que se deve conhecer do Deus único ali está, para nosso benefício!
Ensinar e discipular pressupõe conhecer e praticar. Só transferimos conhecimento daquilo que efetivamente conhecemos. Como não temos a verdade absoluta sem que o Espírito Santo traga esta verdade, enquanto só conhecemos de ler e meditar não conseguiremos explorar em profundidade. Nossas experiências serão superficiais e conheceremos de ouvir falar. Vejamos o que Jó, um homem justo nas palavras de Deus, disse sobre isto:
“Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”
Jó 42:1-6 ARA
https://bible.com/bible/1608/job.42.1-6.ARA
No relacionamento com Deus, no envolvimento diário em nossas situações em que as apresentamos diante dEle e esperamos Sua direção, é que iremos verdadeiramente conhece-lO. O SENHOR manifesta-se de muitas formas e quer que o vejamos em cada detalhe, do pequeno ao grande. Nas leis da Física, na Matemática, nas Artes, Literatura, em todas estas áreas podemos ver e ouvir o SENHOR. Todas as coisas manifestam a Sua glória e o Seu desejo para nós!
Estejamos atentos, buscando experiências mais profundas, e quando as aprendermos, testemunhemos para que outros aprendam e tenham fé! A humanidade aprende por compartilhar experiências. Onde a experiência não é compartilhada a tendência é a estagnação e reversão das condições alcançadas. Diferentemente dos insetos e boa parte dos animais nascemos despreparados, indefesos e ignorantes de tudo. Não sabemos andar ou falar e nem controlar nosso próprio corpo. O mesmo ocorre na fé!
Que possamos viver com Cristo e testemunhar nossas experiências. Será isto que irá mudar o mundo à nossa volta, impactando com o amor de Deus, a graça e a misericórdia. Onde o amor não é vivido, praticado e ensinado, o ódio e a violência tomam conta. Se não repassarmos o evangelho não veremos dias melhores e nossos descendentes sofrerão as consequências.
Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida e muitos ainda não conhecem esta verdade. E você? Já a conhece? Se não, deseja conhece-la? Se sim, está retransmitindo e testemunhando a respeito? Se quisermos dias melhores para quem amamos precisamos agir em favor deles, levando-os ao Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da Paz, Jesus o Cristo!
Ano 2#155