Memoriais nos ajudam a não esquecermos as importantes lições aprendidas!

O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez.
‭‭Salmos‬ ‭78:3-4‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/psa.78.3-4.ARA

Temos nos preocupado em expor o poder de Deus para as futuras gerações. O povo de Israel foi se esquecendo de sua aliança com Deus e passou a viver de maneira a não agradar o Senhor e cometer pecados piores do que o povo do qual deveria ter se distanciado. Ao invés de servir de guia passou a ser um mal exemplo.

Se não aprendermos com a geração anterior e não ensinarmos à geração futura acabaremos por reviver as transgressões e pecados que a humanidade insiste em praticar. Houve diversos problemas, guerras e crises mundiais que não podem ser esquecidas, senão a história mostrará a repetição de tais eventos, para vergonha nossa.

Jesus nos chama a relembrarmos do seu sacrifício e do seu retorno, pois isto nos dará a oportunidade de evitarmos permanecer em nossos pecados e sermos condenados com o mundo. Ao praticarmos a comunhão da Ceia do Senhor estaremos lembrando do mestre e do serviço ao próximo, dos nossos pecados e da necessidade de arrependimento e do perdão divino. Estas coisas nos impedirão de repetirmos nossos erros do passado e viveremos pelas pegadas do mestre:

Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
‭‭1Coríntios‬ ‭11:23-32‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/1co.11.23-32.ARA

A disciplina do Senhor é boa e nos impede de errarmos novamente. Ensinemos isto às gerações futuras praticando este memorial! É vida e segurança para os que creem!

Ano 2#228