Deseja a felicidade? Medite na Palavra de Deus!

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
‭‭Salmos‬ ‭1:1-2‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.1.1-2.ara

Quem são os ímpios, pecadores e escarnecedores? O primeiro capítulo de Salmos nos fala de uma gradação em entendimento de Deus e de desobediência. Ímpios são os que desconhecem a Deus e as suas leis, pecando sem mesmo saber que estão vivendo assim. Pecadores ouviram falar de Deus mas negligenciam tanto o Senhor como as suas leis. Escarnecedores são aqueles que tanto conhecem ao Senhor como suas leis, mas ainda assim não se importam com elas.

Como poderíamos pedir conselho aos que não enxergam a realidade espiritual de Deus (ímpios)?

Como andaríamos todo tempo juntos (deter-se) com aqueles que não tem a verdadeira consciência de Deus e andam cometendo todo tipo de pecados que desejamos parar de praticar?

Como nos assentar e comer com aqueles que, conhecendo as verdades de Deus, decidem viver em completa desobediência, como rindo-se do Senhor e desdenhando de sua palavra (escarnecedores)?

Este capítulo aponta o diferencial para todos estes exemplos e para nós, o conhecimento e meditação da palavra bendita, da Bíblia Sagrada, a que contém o conhecimento do Senhor e seu desejo para todos nós! Ignora-la total ou parcialmente não nos traz vantagem sobre ninguém e é necessário que nos aprofundemos em conhecer o próprio Senhor a partir de seus ensinamentos.

Jesus Cristo andava com seus discípulos os ensinando e capacitando-os no poder de Deus. Falava com todo tipo de pessoas, mas atacou firmemente aqueles que se diziam religiosos e transtornavam os fiéis com leis que eles próprios não praticavam adequadamente.

Escarnece quem conhece e ignora. Impiedade não é conhecimento. Os ímpios terão menor castigo que os escarnecedores enquanto todos somos pecadores enquanto não tivermos a presença do Espírito Santo atuando poderosamente em nossas vidas (Mateus 11.21-24)!

Portanto, não nos assentemos com os verdadeiros escarnecedores, exortemos os pecadores e busquemos apresentar o evangelho aos ímpios. Esta é a missão da Igreja! Não nos tornemos escarnecedores e não continuemos a pecar, pois assim não estaremos no caminho dos escarnecedores que acostumaram-se a pecar mesmo sabendo da verdade em Cristo!

Todos pecaram e destituídos fomos da glória de Deus e estamos buscando voltar para esta glória. É uma corrida e não podemos perder tempo. Há urgência, pois ninguém sabe se estará vivo amanhã!

Assim, que este primeiro capítulo de Salmos nos fortaleça em nossa trajetória, buscando identificar em que grupo estamos e nos proporcionando aprendizado para que busquemos, cada vez mais, meditar na santa escritura, o próprio Jesus! isto nos tornará pessoas felizes (bem-aventurados)!!!!