Ouçamos a sã doutrina!

Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más.”
‭‭2João‬ ‭1:9-11‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2jn.1.9-11.ara

João, o discípulo amado, ensina que alguém que deturpa o evangelho não deve ser bem recebido por um cristão. Muitas vezes vivemos achando que não há limites para as misericórdias de Deus, mas há. Deus não perdoa quem blasfema contra o Espírito Santo (Mateus 12.31). Há também um limiar para se manter no caminho do Senhor e não se apartar da fé Cristã:

É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia.
‭‭Hebreus‬ ‭6:4-6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.6.4-6.ara

Tornar-se participante do Espírito Santo é ser convertido para o Evangelho. Tanto o escritor de Hebreus quanto Paulo atestam que é possível o abandono da fé (apostasia) por quem antes era da fé, sem ter sido um convencido apenas. Vejamos o que Paulo escreve a Timóteo:

Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade;
‭‭1Timóteo‬ ‭4:1-3‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1ti.4.1-3.ara

Precisamos cuidar de nossas vidas espirituais e exortarmos uns aos outros, pois há perigos no caminho e ninguém é invulnerável. Por isso somos igreja para andarmos em conjunto nos protegendo mutuamente.

O que João está alertando é que se alguém está buscando desviar os cristãos, então este não deve ser recebido pela igreja. Se já se apartou do evangelho da graça que não contamine as frutas boas do Senhor. As más línguas destróem a fé dos que estão fragilizados e devemos estar atentos para este tipo de situação. João não está nos impedindo de ter comunhão com não cristãos, senão não teríamos utilidade alguma, mas para não convivermos com quem deseja destruir a obra de Cristo tendo-a provado anteriormente!

Prossigamos em conhecer o evangelho de Cristo e não evangelhos segundo doutrinas não presentes nas escrituras:

Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.”
‭‭1Timóteo‬ ‭2:5-6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1ti.2.5-6.ara

Ser cristão é confiar cabalmente no evangelho de Cristo e neste evangelho só há um mediador, ninguém pode fazer nada sem ele, somos pecadores que precisamos crer no Filho para termos o Pai e sem o Espírito Santo em nós não haverá obras que nos tragam salvação. Se alguém prega outro evangelho não deve ser recebido em nossas casas. Dura é esta palavra, mas ou confiamos nos apóstolos de Cristo ou estamos caminhando por outro caminho que não o do Senhor.

Fomos avisados, não haverá desculpas! O Espírito Santo fala aos corações dos que estão buscando a Deus. Há um limite para permanecer no erro, pois a misericórdia de Deus nos alcança, mas não é eterna. No dia da separação haverá dois finais, um no céu e outro no inferno. Não brinquemos com o fogo pois este destruirá continuamente os que fazem pouco caso do Senhor!

Ano 2#97