“Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo. Porque para todo propósito há tempo e modo; porquanto é grande o mal que pesa sobre o homem. Porque este não sabe o que há de suceder; e, como há de ser, ninguém há que lho declare. Não há nenhum homem que tenha domínio sobre o vento para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; nem há tréguas nesta peleja; nem tampouco a perversidade livrará aquele que a ela se entrega.”
Eclesiastes 8:5-8 ARA
https://www.bible.com/1608/ecc.8.5-8.ara
Três mil anos atrás Salomão escreveu estas palavras de sabedoria. Há quem diga que a Bíblia é ultrapassada, mas estes que dizem não se aplicaram a conhece-la. Não ocorre hoje o mesmo que Salomão descreveu? Quem pode ter domínio sobre o dia de sua morte? Nenhum homem rico conseguiu pagar pela vida eterna, ainda que a ciência tenha evoluído tanto!
Salomão buscou a sabedoria pois esta traz melhor pagamento do que as riquezas. Ter discernimento de como usar o conhecimento e como são as coisas do mundo físico e do espiritual trazem mais conforto emocional do que as riquezas do mundo. E por que? Porque conhecer nosso destino eterno traz paz, a mesma que o dinheiro nunca comprará!
“A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor.”
Eclesiastes 7:12 ARA
https://www.bible.com/1608/ecc.7.12.ara
Quantos estão morrendo no desespero em nossos dias? Quem poderá nos livrar da morte? Não são vacinas e nem nossa bondade, mas apenas os desígnios de Deus. Se espero estar com Ele na eternidade, então o máximo que passa em minha mente deve ser a respeito do que não verei o resultado da minha semeadura, mas contentamento virá porque se feito em Deus não terá sido em vão. Mas, se não sei para onde vou, grande medo, terror e tristeza nos afogará mesmo antes de estarmos sufocados em meio a um vírus mortal.
O coração do sábio conhece o tempo e o modo pelo qual viver. Saberemos a hora de fazer e de não fazer, o que e o como. Ter sabedoria é estar em comunhão com Deus a ponto de receber dEle esta noção profunda de como as coisas são e funcionam, em como viver plenamente em nosso tempo e sociedade. E o sábio não se porta de uma maneira má porque sabe que o que semeamos colheremos. A maldade trará maldade, é questão de tempo! Pode ser que demore, mas louco é o que atenta para se manter na maldade.
Todo propósito possui um modo e um melhor momento a ser executado. Como militar aprendi sobre operações conjuntas em que uma fração das forças está se posicionando em um lugar mais propício enquanto outra faz manobras para manter o inimigo restrito a uma posição de interesse. Se uma das tropas não estiver posicionada adequadamente e a outra iniciar sua manobra, muito provavelmente toda a operação estará comprometida. Temos os planos e sabemos como devemos fazer a operação e não será produtivo se anteciparmos ou atrasarmos os movimentos sem a devida coordenação. Todos perderão com isto.
Assim é a vida espiritual. Enquanto estamos obedecendo as ordens de Cristo, nosso general celestial, estamos concorrendo para o bom resultado da manobra. Mas, se fizermos da nossa maneira, sem buscar a Deus, poderemos morrer nas mãos do inimigo sem nenhuma cobertura. Estamos em uma guerra espiritual diária ainda que não enxerguemos isto. Precisamos defender nossas vidas espirituais e cooperar para que o exército de Deus vença as hostes do mal. Iremos fazer de qualquer modo e no nosso tempo ou vamos observar, aprender, obedecer e trabalhar cooperativamente com os demais soldados à serviço do reino?
Cada um possui um propósito a ser atingido em momento oportuno. Cuidemos da nossa parte sem ignorar aos demais, pois se estamos em um corpo, todo ele está trabalhando cooperativamente para todos atingirem juntos seus objetivos. Um cuida do sangue, outro do alimento, outro da locomoção, tudo para que todos alcancem a plenitude para a qual foram chamados. Sejamos sábios e cooperadores. Há tempo e modo de fazermos as coisas e, na maioria das vezes, não estaremos sozinhos na empreitada. Então, aprendamos uns com os outros e sejamos humildes em saber esperar pelo outro, ainda que pareçam tardios a nós.
A igreja é um corpo e deve cooperar com Cristo, o cabeça, líder e mestre de toda a sabedoria. Na obediência e amor conquistaremos todas as coisas, pois feitas com a sabedoria celestial! Nossas vidas são breves e não temos a conta de nossos dias. Portanto, vivamos com excelência para a glória de Deus, em temor e amor ao Santo!
Ano 2#133
Mensagem <500>