Os justos dormem melhor!

Deveras me apliquei a todas estas coisas para claramente entender tudo isto: que os justos, e os sábios, e os seus feitos estão nas mãos de Deus; e, se é amor ou se é ódio que está à sua espera, não o sabe o homem. Tudo lhe está oculto no futuro. Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao perverso; ao bom, ao puro e ao impuro; tanto ao que sacrifica como ao que não sacrifica; ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
‭‭Eclesiastes‬ ‭9:1-2‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/ecc.9.1-2.ara

Quantos já não se questionaram por que fazer a coisa certa se quem faz errado ainda se dá bem? Por que não há justiça? Por que os corruptos não estão presos? Qual a vantagem de se manter na integridade se o mesmo ocorre tanto para o justo como para o injusto?

Já não é a primeira vez que tocamos neste assunto e fui levado a trazer esta pauta novamente. Assim como falamos antes não devemos viver como se a vida acabasse nesta terra, nesta dimensão. Jesus traz entendimento na história de Lázaro e o rico que ainda que uns só recebam a facilidade e outros a dificuldade aqui na Terra isto não significa que permanecerá desta forma na vida após a morte. O rico ficou em tormentas enquanto Lázaro foi consolado depois que ambos morreram. (Lucas 16.19-31)

A questão fundamental é por que aqui não temos a visão clara de que o mau não prevalecerá? Porque salvação é questão de fé e não de obras. A semeadura do bem que faço na vida das pessoas traz benefícios espirituais claros na minha vida e, não necessariamente, prosperidade financeira nesta terra. Aliás, se eu dividir todas as minhas riquezas com os pobres ficarei com muito menos do que tenho hoje, mas rico para com Deus. E este é um ensino do próprio Senhor Jesus!

Ou seja, posso estar com pouco aqui e ser rico no céu e posso estar com muito aqui e ser pobre no céu. Não podemos viver olhando apenas para o agora, pois a vida na Terra é cheia de vaidades. Este é o grande ensino de Salomão neste livro de Eclesiastes! A sabedoria está no viver para Deus, ainda que as coisas não pareçam estar dando certo. NEle tudo acabará da melhor forma quando olharmos o proveito espiritual, ainda que materialmente pareça fracasso, perda ou dano!

A fé é justamente confiar no que não vemos e que não está amparado no que vemos, mas em Deus que prometeu a eternidade. A vida aqui passa e muito rápido. Nossas decisões de hoje impactam na nossa vida eterna e valerá a pena permanecermos íntegros, ainda que isto gere perdas materiais em nossas vidas ou não gere o ganho que poderia ter sido gerado se nos corrompêssemos. Estamos sendo testados e cada um responderá por si mesmo e não pelo que ocorreu ou deixou de ocorrer na vida dos outros.

Errar ontem e arrepender-se hoje faz com que tenhamos acesso às muitas misericórdias de Deus. Cristo apontou para a salvação de Zaqueu quando largou sua corrupção. Quem olhou para Zaqueu não concordou com a decisão de Jesus de ir pernoitar na casa de um homem corrupto (Lucas 19.1-10). Certo é que os que julgaram Zaqueu esqueceram que também são pecadores e podem ter permanecido assim, enquanto o corrupto deixou de sê-lo e recebeu perdão de seus pecados. Zaqueu recebeu a vida eterna por atitude de fé e somos hoje chamados a fazermos o mesmo.

Não importa se estou vendo alguém fazer errado e “se dar bem” enquanto faço tudo certo e não prospero. Importa olhar para mim e buscar ouvir o que o Espírito Santo nos traz de alimento diário. Na eternidade seremos todos prósperos, não haverá injustiça e nem tristeza. Aqui há todos os percalços que são superados pela fé em Jesus Cristo e por nossa perseverança em nos santificarmos para a glória de Deus!

Não desistamos, pois o pagamento por nossa fé é a eternidade com Deus. Lá os injustos não entrarão, mesmo que tenham vivido uma vida regalada e com aparência de benefício. Quem obtém vantagem pela injustiça nunca tem um sono tranquilo, mas os justos dormem em paz de noite! (Provérbios 3.24)

Ano 2#134

Mensagem <501>