Escolhemos alguém pelo seu passado ou pelo seu futuro?

Passadas estas coisas, saindo, viu um publicano, chamado Levi, assentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu.
‭‭Lucas‬ ‭5:27-28‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/luk.5.27-28.ARA

Como escolhemos não é como Deus escolhe. Deus nos conhece por dentro, nós conhecemos por fora. Definimos as pessoas pelo seu histórico, mas Deus nos define pelo nosso potencial. Pedimos currículos para termos certeza de que estamos contratando pessoas capazes, mas Deus capacita àqueles a quem escolhe!

Já mencionamos esta questão anteriormente, mas importa retornarmos nesta discussão do pré-conceito! Como vemos ou ouvimos sobre alguém nos impede de ver como pode ser diferente em outras circunstâncias. Acabamos por determinar o futuro de alguém por causa do seu passado, sem darmos outra chance. Deus não faz assim conosco! Ele nos traz a oportunidade de mudança a todo tempo, pois é misericordioso!

Moisés matara um egípcio e fugiu para o deserto. No entanto foi escolhido para levar o livramento do cativeiro e liderar o povo até a Terra Prometida. Seu irmão fez um ídolo para o povo adorar, mas ainda assim escolhido para ser o primeiro sumo sacerdote sobre o povo. Gideão não era ninguém no meio do seu povo, mas tornou-se juiz de todos! Deus nos ama e enviou Jesus Cristo, enquanto ainda a humanidade é pecadora! Pela graça há transformação de vida!

Levi (Mateus) era cobrador de impostos, e toda esta classe era odiada pelo povo, pois cobrava impostos para os também odiados romanos. Como chamar alguém odiado para discipular e ser seu ajudante? Como confiar em quem não confiam a mensagem mais importante? Esta é uma difícil questão para nós. Por isso devemos aprender com o mestre.

Devemos dar novas oportunidades e observar. Se mantivermos a visão cristalizada em quem as pessoas foram até agora nunca seremos capazes de perdoar, ou dar a outra face, ou andar mais um tempo ao seu lado. Nossa decisão em amar não pode ser baseada no que as pessoas são para nós hoje, mas como queremos vê-las diante de Deus amanhã! Nosso empenho em amar é dar uma oportunidade deste amor transformar a cada um que recebe-lo. Mas, não nos enganemos, pois muitos ignorarão a oportunidade e nos cuspirão no rosto. Não somos maiores que Jesus e sofreremos como ele sofreu por nós.

Ainda assim esta é a coisa certa a fazer. Se não fizermos não haverá oportunidade de mudança neste mundo. Se depois da tempestade não houvesse um tempo de tranquilidade quem suportaria? Assim é o amor para quem está esmagado pelo ódio do mundo, uma oportunidade de seguir em frente, uma nova perspectiva do amor de Deus através das ações de quem também o recebeu!

Pais e filhos devem ter nova oportunidade, maridos e mulheres devem ter nova oportunidade, mas com o ingrediente do amor transformador. Se deixarmos as pessoas no mesmo ambiente de ódio, com a mesma desconfiança, não conseguiremos ver resultados diferentes. É necessário que recebam misericórdia e graça para sentirem-se amadas e valorizadas. Sem adubo novo uma planta cansada não consegue voltar a crescer…

Evangelho é amar, sofrer e perseverar pelo próximo, como fazem conosco! Neste ciclo seremos mutuamente fortalecidos e estaremos construindo o reino eterno pela graça de Deus! Em Cristo podemos sofrer todas as coisas, pois já vencemos e estaremos com ele por toda a eternidade em adoração ao Senhor!

Ano 2#182

Um comentário em “Escolhemos alguém pelo seu passado ou pelo seu futuro?

Os comentários estão fechados.