Jesus é nosso advogado enquanto nos santificamos para Deus!

Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo, tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina, segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.
‭‭1Timóteo‬ ‭1:8-11‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1ti.1.8-11.ara

É certo que quem obedece às leis não está preocupado com multas, fiscalização ou qualquer tipo de ação do estado contra sua vida ou o seu negócio. Quem se preocupa com isto é o transgressor, que ainda fica procurando um jeito de burlar a lei.

Da mesma forma é a vida do pecador em relação à palavra de Deus, seus desígnios e sua santidade. Sem santidade ninguém verá a Deus. Sem vivermos segundo os preceitos de Deus, não seremos cidadãos celestiais!

Ou conseguimos viver segundo os mandamentos ou somos transgressores, pecadores e iníquos. O Velho Testamento estabeleceu os mandamentos e suas penalidades. Vigorou até Jesus Cristo e só mostrou que o homem não tem poder de seguir estes mandamentos por si mesmo.

Jesus Cristo, Deus encarnado, veio como homem para cumprir a Lei e nos trazer uma Nova Aliança, em seu sangue, sacrifício na cruz, para que todos que crerem nele pela fé recebam o Espírito Santo de Deus e sejam aptos a viverem dentro da Lei!

Aquele que está em Cristo já não vive em constante pecado, pois o Espírito lhe capacita a viver segundo os mandamentos de Deus! Já não há tristeza pela transgressão, mas a alegria pela libertação do pecado!

A graça não é autorização de Deus para pecarmos com alívio da sentença prevista na Lei, muito pelo contrário. Graça é poder de Deus para que sejamos aptos a vivermos segundo os seus preceitos, sendo santos! Pela graça somos salvos porque Deus nos dá os dons do Espírito mediante a fé em Cristo!

O evangelho é esta explicação maravilhosa que não é obvia aos nossos olhos, pois somos ensinados a burlarmos leis que não desejamos obedecer! Não somos naturalmente ensinados a nos doutrinar a ponto de sermos capazes de viver pela doutrina. Isto é coisa de quartel ou de religiosos. Mas temos visto como mesmo nestes ambientes as transgressões existem e como as pessoas muitas vezes são expulsas por não se enquadrarem.

Não se entra no reino de Deus sendo um pecador sem redenção. Se não tivermos em nós a semente do Espírito Santo a desenvolver a salvação continuaremos a ser transgressores espirituais, ainda que na cidadania do mundo sejamos pessoas corretas. Diante de Deus ninguém está livre da Lei, pois todos nascemos na transgressão espiritual realizada no Éden. Assim, já nascemos para desobediência espiritual e precisaremos de Cristo para nos devolver a ligação espiritual com o Pai que nos reabilitara a vivermos segundo o propósito dele para nós.

Sem Jesus Cristo não há como obtermos esta salvação. Por ele temos acesso ao Pai, sem ele continuaremos transgressores, tentando achar brechas na Lei para nos defendermos perante o juiz. Ei, eu tenho mais uma boa notícia:

Jesus é também advogado diante de Deus, e nos ajudará enquanto continuamos a errar, enquanto estamos nos santificando. Afinal, no aprendizado espiritual ainda poderemos errar, mas agora teremos um advogado que intercede por nós, porquanto confiamos nele que provém do próprio Deus!

Precisamos de Cristo, para santificação e devesa diante do justo juiz! Ele é o nosso advogado se precisarmos, mas o melhor é que nos trouxe a salvação de nossos pecados pelo Espírito Santo que nos convence e capacita a vivermos sem transgredirmos a Lei de Deus!

Busquemos a Cristo hoje mesmo. A sentença já é contrária a nós e sem Jesus não haverá escapatória. A sentença já foi dada à humanidade, mas Jesus é o único advogado capaz de mudar a sentença, pois ele se fez transgressor em nosso lugar, para que nós transgressores pudéssemos ser santificados através dele mesmo! Isto é a graça que se recebe mediante a fé em Cristo!