Mais uma vitória que temos em Cristo: do espírito sobre a carne!

Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.
‭‭Romanos‬ ‭7:21-25‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/rom.7.21-25.ara

Paulo fala a respeito de uma luta interior onde há a carne lutando para permanecer no pecado e a mente sendo transformada pelo evangelho nos apontando uma vida de santidade. Embora já tenhamos adentrado nesta questão, não podemos nos esquecer de como sairmos vitoriosos nesta luta diária interior!

Nossa carne milita contra nós, pois foi treinada a pecar e a desejar. Não podemos ignorar nossa condição de viventes em um corpo que possui sentidos para nos guiar e trazer informações para a nossa tomada de decisão. Nossas ações são tomadas a partir de uma fusão de dados sensoriais incrementadas por nosso racional em uma base de conhecimentos e, por isso, ocorre este embate.

Quando recebemos a Cristo como Senhor recebemos também um acréscimo de nossa base de conhecimentos onde as questões espirituais vão se desdobrando. A leitura das Escrituras vão nos trazendo novas descobertas, alterando regras que tínhamos para nós mesmos e acabamos por ir substituindo aos poucos as respostas aos mesmos estímulos que o mundo continua nos apresentando.

Mas, e quando ainda algumas regras construídas ao longo de anos estão sendo regravadas e entram em conflito com as novas? Quando passamos anos treinando nossas vistas a olhar para mulheres e de uma hora para outra percebemos que o deseja-las era uma forma de nos prepararmos para o adultério que agora não desejamos cometer? Os olhos continuam a buscar, mas o cérebro diz para parar.

Este simples exemplo explica uma luta de transformação interior que pode levar alguns minutos, dias, anos e até pode ser permanente se não conseguirmos ajuda do Espírito Santo! É no Senhor que temos a vitória do espírito sobre a carne! É na perseverança espiritual que venceremos nosso sistema carnal, que demandará energia nossa. Passar por esta luta é natural e não constitui um estágio de quem não é salvo em Cristo, mas o contrário. Se não for o Espírito Santo que agora habita em nós, jamais entraríamos no embate da carne contra o Espírito.

Portanto, estejamos felizes por estarmos nesta luta interior. Perseverando até o fim nos dará condições de adentrarmos com alegria na presença de Deus, pois Ele É santo e a nossa luta contra a nossa carne é o que chamamos de santificação. Iremos lutar contra a nossa vaidade, imoralidades, glutonarias, todo tipo de excesso em que não traria benefícios nem para nós e nem para os outros. Se temo a Deus desejarei agrada-lo como um filho deseja agradar o seu pai e sua mãe. Se não desejo é porque não os amo…

Nossa alegria advém de termos Cristo em nós, um espírito sendo fortalecido e uma direção segura para atravessarmos esta luta interior. Nossa carne será vencida e nos apresentaremos com as vestes lavados no sangue do Cordeiro que nos tornou santos para corrermos a corrida da santificação! Só corre quem é corredor, só pinta quem é pintor e só se santifica quem é santo! Se Jesus não nos santificar, perderemos a batalha contra a carne e permaneceremos em nossos pecados.

Já buscamos a Cristo para recebermos dele a justificação e a santidade?

Ano 2#87