Não existe liberdade sem limites!

Respondeu Moisés: Seiscentos mil homens de pé é este povo no meio do qual estou; e tu disseste: Dar-lhes-ei carne, e a comerão um mês inteiro. Matar-se-ão para eles rebanhos de ovelhas e de gado que lhes bastem? Ou se ajuntarão para eles todos os peixes do mar que lhes bastem? Porém o Senhor respondeu a Moisés: Ter-se-ia encurtado a mão do Senhor? Agora mesmo, verás se se cumprirá ou não a minha palavra! Então, soprou um vento do Senhor, e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, ao seu redor, cerca de dois côvados sobre a terra.
‭‭Números‬ ‭11:21-23, 31‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/num.11.21-23,31.ara

O impossível para o homem é possível para Deus. Ainda que este sinal tivesse sido feito em favor do povo isto não agradou a Deus. O povo reclamou de não ter carne para comer no deserto e fartura de carne lhe foi dada até que não conseguiam comer mais.

Deus pode nos conceder o que desejamos, mas a nossa arrogância pode nos trazer dano. Deus deu uma lição de falta de fé e vaidade do povo e, por isto, atendeu-lhes o pedido. Será que desejamos receber tudo o que pedimos? Ou precisamos aprender a pedir o que agrada a Deus e ao nosso propósito?

Jesus traz uma visão melhor para nós, para que não caiamos no erro do povo no deserto que permitiu que a saudade do que comia no tempo da escravidão superasse a alegria da comida comum no tempo da liberdade. Em Cristo aprendemos que as coisas são passageiras e não devem nos controlar. Se um desejo me controla então não sou livre.

Liberdade é podermos dizer não aos nossos desejos e sim para Deus. Quando não conseguimos fazer isto é porque ainda não somos dependentes do Pai. Quando somos livres do mundo e nos tornamos para Deus estamos dizendo que fomos comprados por seu amor e agora desejamos lhe servir. Ser livre do pecado é ser cativo de Deus. Só nEle podemos experimentar a verdadeira liberdade espiritual, mas isto não significa não ter de obedece-lo.

Liberdade temos quando podemos exercer nossa cidadania com tranquilidade e isto nos custa respeitar a liberdade alheia. Não existe liberdade sem limites, pois onde isto ocorre significa que ninguém respeita mais o próximo. Portanto, se desejamos ser livres neste mundo nos submeteremos à vontade de Deus que nos ensina como amar e respeitar ao nosso próximo.

E quando reclamamos do que Deus está nos dando de subsistência começamos a nos levantar contra Ele. Será questão de tempo para duvidarmos de que receberemos cuidado e proteção e iremos buscar fazer do nosso jeito. Daí em diante será cada um por si e não esperemos que Deus seja por todos, pois não será para com um povo rebelde. A falta de contentamento para com o cuidado de Deus é o início da queda do homem, assim como foi com Adão e Eva!

Oremos e busquemos sabedoria para não confundirmos a dificuldade passageira com a ajuda de Deus como algo que será permanente e queiramos voltar às condições que o mundo nos dava antes de conhecer o poder de Deus em nossas vidas. Deus é bom e a sua benignidade dura para sempre. Que não provemos o Senhor em nossa rebeldia, pois isto é falta de fé e perseverança. Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre (Salmos 125.1)!

Ano 2#101