“Quando o povo ouviu os trovões e o som forte da trombeta, e quando viu o clarão dos raios e a fumaça que subia do monte, ficou a distância, tremendo de medo. Disseram a Moisés: “Fale você conosco e ouviremos; mas não deixe que Deus nos fale diretamente, pois morreríamos!”. Moisés respondeu: “Não tenham medo, pois Deus veio desse modo para prová-los e para que o temor a ele os impeça de pecar”.”
Êxodo 20:18-20 NVT
https://www.bible.com/1930/exo.20.18-20.nvt
Ainda hoje muitos estão com medo de se relacionarem com um Deus santo. Mas o temer a Deus não deve nos manter com medo dEle. Se assim fizermos iremos construir barreiras que nos mantém separados e usaremos de pessoas que se tornem nossos intermediários. Não deve ser assim, pois Deus nos chama a um relacionamento pessoal com Ele!
Moisés passou a ser o intermediário, mediador, porque o povo não quis se expor à glória de Deus. Ao invés de se tornarem como Moisés preferiram manter-se à distância e deixar que apenas um homem traçasse a direção do povo. Ao fazerem isto abriram mão de terem livre acesso a Deus! Passaram a depender dos sacerdotes para terem suas petições em favor do perdão de pecados colocados diante de Deus e ficaram satisfeitos com isto.
Será que nos dias de hoje não estamos fazendo o mesmo ao colocarmos pastores e padres nesta posição em relação a nós? Será que não esperamos que eles se santifiquem para falar com Deus e nos tragam a direção dEle para as nossas vidas? Mas por que então Jesus veio? Era só perpetuar a Lei dada a partir de Moisés. Buscaríamos a religião Judaica e tudo estaria bem, não é mesmo?
Jesus Cristo nos trouxe novamente a oportunidade de termos livre acesso so Pai. Em Jesus somos o próprio altar e o Espírito Santo passa a habitar em nós trazendo a direção de Deus para as nossas vidas! Ora, o que esperar de nós então? Se temos o Espírito Santo então devemos nos santificar porque agora o SENHOR reside também em nós! Não podemos mais terceirizar a santidade e nem o contato pessoal com Ele!
Bem, sabendo destas coisas precisamos ter a atitude certa de subirmos o monte e ouvirmos com temor tudo o que o Pai tem para nos falar. Em santidade andaremos e não precisaremos de outro mediador além de Cristo! Isto nos foi dado na cruz e não devemos ignorar este maravilhoso aspecto da salvação!
Sem santificação ninguém verá o Senhor e se nos mantivermos em pecado, fazendo uso de homens para intercederem por nós, ou pior, de ídolos e pessoas já falecidas, jamais usufruiremos do que está preparado para os filhos de Deus. Filho fala diretamente com o pai. Quem não é filho não tem intimidade, mas quem é filho tem. Se não tivermos intimidade com Deus, então não somos seus filhos. Em Cristo recebemos esta filiação, então já não cabe mais o nosso distanciamento para com Deus, usando de outros mediadores e vivendo em pecado constante…
Ano 2#112