Olhemos para Cristo!

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.”
‭‭Apocalipse‬ ‭2:7‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/rev.2.7.ARA

Acredito que a migração de cristãos de umas igrejas a outras está ocorrendo porque muitas das igrejas que antes estavam cuidando com zelo de seus membros o deixaram de fazer. A grande questão é que igrejas são feitas de pessoas além de seus líderes, mas quem define a conduta da igreja é a liderança! Muitos líderes estão se esquecendo de que são servos de Deus e que as ovelhas são de Deus. Estão se esquecendo que sua liderança está condicionada ao tempo, não sendo mas estando! Se mudarmos de cidade, ou de nação, ou passarmos por problemas de saúde prolongados não permaneceremos no mesmo “posto” e não estaremos mais realizando aquela atividade. Então não somos, mas estamos. Entender isto é entender mordomia em todas as áreas de nossas vidas.

Líderes espirituais não devem liderar por obrigação e muito menos dominando as ovelhas de Cristo (1 Pedro 5.1-4). Dominar é não lhes dar a chance de viver por escolha ou liberdade, mas oprimidas pela forma de liderança que não pode ser nem discutida por ser considerada rebeldia. A verdade é que o Novo Testamento nos revela uma liderança participativa onde um grupo fica ao encargo da palavra e oração e outro do cuidado dos membros, isto tudo com a concordância dos membros, sendo Cristo o único cabeça! Qualquer modelo diferente se torna uma oportunidade de surgirem dinastias episcopais, ditaduras espirituais e todo tipo de situação onde até mesmo a própria igreja define o que o pastor deve pregar sob coação de ser abandonado ou demitido.

Jesus deixa um recado bem claro à igreja, a começar pela sua liderança:

“Ao anjo da igreja escreve:…”

Líderes são os responsáveis pela condução do rebanho. Eli era juiz de Israel e sua família já estava há pelo menos 700 anos cuidando do tabernáculo do Senhor quando Deus tirou dele e de seus descendentes a continuidade do cuidado das coisas de Deus (1 Samuel 1-5). Avisou-o e cumpriu sua determinação, ficando Israel sem a arca em Siló por longo tempo. No Apocalipse Jesus avisa às igrejas que se ocupem em voltar para Deus, identificando em si o erro ou o acerto, perseverando na manutenção da fé e buscando a verdade do evangelho.

Como cristãos devemos servir a Deus e ao próximo em amor e santidade. Quando permanecer na congregação está mais difícil que servir, então algo não está certo. A oração nos fortalece em todas as atividades que devemos realizar no Senhor. Se estamos passando mais tempo orando para conseguirmos permanecer debaixo de uma liderança espiritual que não concordamos, então precisamos buscar ajuda. A obra de Deus traz desafios e, muitas vezes, atrito entre os cristãos como foi com Paulo e Barnabé a respeito de Marcos acompanha-los ou não, mas não era uma situação doutrinária (Atos 15.39). Cada um seguiu o seu caminho e continuaram a obra de Deus! O problema é quando a desavença paralisa esta bendita obra em nossos corações!

Líderes devem construir discípulos de Cristo e, para isto, devem ser discípulos e discipuladores. Portanto, Cristo deve ser o modelo da liderança a partir do amor fraternal, da graça e da misericórdia. Quando o líder e suas convicções se tornam a única palavra verdadeira e a ser seguida no meio de tantos outros servos de Deus que também são membros do mesmo corpo e possuem experiência de conexão com o mesmo Espírito Santo e não são ouvidos ou, ao menos, podem expressar suas dificuldades em entender o posicionamento do líder, então temos o início da queda, o líder subiu em seu pedestal, tirou Cristo do trono da igreja e agora deseja ser adorado! Tudo passa a ser por ele e, no final das contas, mesmo que não queira considerar, para ele! Jesus não é mais o centro!

Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.”
‭‭Apocalipse‬ ‭2:4-5‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/rev.2.4-5.ARA

Muitas vidas estão machucadas por causa de seus líderes e se foram das igrejas. Não é que elas não entendem o que é o corpo de Cristo, e sim os líderes é que estão se esquecendo do que isto significa. Nunca vi tantas pessoas mudando de igreja como nos últimos anos. Muitas também deixaram de congregar e se tornaram “desigrejados” para não perderem a fé em Cristo! Isto não deve ser assim! Os tempos são muito difíceis, mas devemos perseverar até o fim! A coroa da vida já está prometida aos que não esmorecerem, mas ai dos líderes que estão empurrando para fora das portas da igreja as ovelhas do Senhor. Pior ainda é quando acham que estão fazendo por amor a Deus, separando o joio do trigo!

Oremos pela grave situação que a igreja de Cristo está passando em nossos dias, pois a perseguição espiritual não é fácil de se sobrepujar, mas veja que das 7 igrejas das cartas somente uma igreja estava sendo verdadeiramente perseguida enquanto 5 estavam fora dos caminhos que o Senhor espera dos que dizem segui-lo! Todas foram encaminhadas à liderança e em todas os membros são mencionados. O Espírito Santo está falando em nossos dias para nos voltarmos enquanto é tempo! Atentemos para Cristo e não erraremos. Se olharmos para os homens veremos o nosso erro. Sejamos cristãos tementes a Deus e não ao homem. Se não obedecermos a Deus estaremos ofertando nossas vidas de adoração a algum ídolo…

Ano 2#236