“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o Senhor. Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? — diz o Senhor dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa.”
Ageu 1:7-9 ARA
https://www.bible.com/1608/hag.1.7-9.ara
No embate de fazermos a nossa vontade e ignorarmos a de Deus sairemos derrotados. Quando Deus está em primeiro lugar em nossas vidas seremos sempre vitoriosos! A presença de Deus é o maior tesouro que se pode encontrar. Enquanto não entendermos isto não seremos verdadeiramente felizes!
Ageu traz a palavra do Senhor no tempo em que todos se ocupavam de estabelecer as suas casas sem restabelecer o templo. Estavam mais preocupados com a instauração de um estilo de vida onde Deus não estava fazendo parte. E o que isto estava trazendo de benefício? Nada de verdade. Estavam se esforçando e não conseguiam prosperar.
A prosperidade vem do Senhor! Não controlamos o tempo, chuvas, negócios, pandemias, nada! Como iremos colocar nosso esforço para dependermos do imponderável? Mas, em Deus temos a oportunidade de exercermos fé! Estaremos trabalhando e produzindo da mesma forma, mas colocando a nossa confiança naquele que determina os tempos e pode mudar a nossa sorte!
Jesus Cristo nos ensina de maneira clara:
“Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Mateus 6:31-33 ARA
https://www.bible.com/1608/mat.6.31-33.ara
Não é à toa que muitas religiões nasceram da necessidade de se obter o favor de um deus para que a prosperidade viesse sobre as pessoas, mas não é a criação que ordena a si mesma. Não é o Sol que se rege ou a lua, animais ou qualquer outra obra que o único Deus tenha feito que possa nos trazer algum benefício. Basta Ele ordenar e os céus se fecham ou se abrem! A criação se rende à sua glória!
Ter Deus em primeiro lugar é buscar ouvir a sua voz e seguir os seus conselhos e ordenanças. É seguir o evangelho a todo tempo, usufruindo das promessas e exercendo nosso papel social. Evangelho é vida de fé, não caminhando pelo que se vê, mas pelo que o Senhor declara. Sem fé não agradamos a Deus e não estaremos recebendo as promessas, porque vivendo na nossa força e não pelo Seu poder!
Colocar o Senhor em primeiro lugar é estabelece-lo em nossos corações como prioridade. Só depois vêm a família, o trabalho e a igreja. Sem o Senhor no coração não serei bom esposo ou pai, meu trabalho será prioridade ao invés de oportunidade e a igreja será um peso e não uma família. Não há prosperidade quando Deus não é prioridade, só canseira e enfado!
Mas, quando estamos em Cristo e pondo-o como cabeça e líder em nossas vidas, começamos a buscar mais de Deus. A presença do Pai traz a alegria dos frutos produzidos com a Sua ajuda. Frutos abençoadores para nós e aos que estão conosco. Em Deus há abundância, mas sem Ele só escassez. Que possamos busca-lo todos os dias em primeiro lugar. Sempre o encontraremos de braços abertos e com um presente que fará a alegria de muitos que dependem da nossa fé para terem um dia melhor!
Ano 2#120