O que confia no Senhor está seguro!

Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia no Senhor está seguro. Muitos buscam o favor daquele que governa, mas para o homem a justiça vem do Senhor. Para o justo, o iníquo é abominação, e o reto no seu caminho é abominação ao perverso.
‭‭Provérbios‬ ‭29:25-27‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/pro.29.25-27.ara

Estamos vivendo tempos em que o temor aos homens está maior do que o temor a Deus. Ou seja, a sociedade está dando mais importância ao que o coletivo pretende fazer do que o estabelecido na palavra de Deus. Ao se desejar tirar os rótulos do pecado, segundo o que a Bíblia ensina, estamos permitindo que cada um decida pelo que acha ser certo ou errado, bom ou mau.

Pensemos em pegar enlatados em uma prateleira de supermercado. Peguemos latas de milho, ervilha, feijão, cenoura, tomates, etc. Agora, arranquemos os rótulos e abramos cada lata e deixemos crianças que não conhecem a definição do conteúdo definirem o alimento pelo que acham ser. É o que estão fazendo com a nossa sociedade a respeito de gênero, imoralidade sexual, corrupção e outras circunstâncias que só levarão a conflitos sociais profundos.

Infelizmente sempre foi assim, não é algo específico de nosso tempo e sociedade. Salomão já escrevera sobre isto 2900 anos atrás, pois aquele que se firma em Deus não aceitará que digam o que quiser quando o Senhor já estabeleceu todas as coisas e aquele que é rebelde para com Deus não aceita que lhe digam o que deve ser feito ou que valores assumir.

Há um antagonismo entre o que Deus diz e o que a humanidade deseja. Isto provém da queda do homem no Éden e continuará até que Jesus Cristo seja Senhor de todos. Conversão é o processo de mudarmos nossos valores pelos de Deus, através da fé em Jesus que nos traz o Espírito Santo para dentro de nós. Trocamos a mente e começamos a exercer as coisas de uma nova maneira. Sem a troca dos valores que influenciam nossa mente não temos como gerar novos resultados (Romanos 12.1-2).

Mas, ao trocarmos de mente temos nova atitude e novas ações, sendo um novo processo chamado de santificação. Tornando-nos justos o permanecer no pecado passa a ser abominação e os que pretendem permanecer no pecado não aceitam a nossa nova postura e discurso. Embora óbvio, ainda é a maior causa de separações e contendas entre as pessoas e não há como ser diferente se não houver o amor.

O amor fará com que respeitemos as opiniões divergentes. Mas, quem ama sempre buscará mostrar o caminho que está seguindo para aquele que ama. Se convertido, apontará para Cristo. Se não convertido, para o pecado! Armar ciladas ocorrerá quando temendo a nossa postura tentarem nos destruir. Temer a Deus é colocar a Sua obra e criação em importância superior, buscando aperfeiçoa-la e não destrui-la.

Se a nossa justiça não for a de Deus então não adiantará buscar nos homens a solução para os nossos problemas ou a sua justiça. Quem é o homem para justificar-nos? Basta a dificuldade surgir e cada um buscará resolver seus próprios problemas. A autoridade é limitada pela legislação feita pela sociedade e esta não está alinhada com a vontade de Deus. Portanto, é questão de tempo para a justiça do mundo condenar a de Deus. São ciclos, mas um dia não haverá mais diferença pois o Senhor governará os homens e haverá uma justiça e uma verdade!

Até lá, cuidemos de temer a Deus e vivermos uma vida justa, confiando nos “rótulos” que Deus nos deu. Pecado é pecado, gênero é gênero, mau é mau e bom é bom! Não há tons de cinza, mas preto e branco. Quem quer relativizar não deseja incomodar os homens, mas cedo ou tarde irá contra Deus e isto trará consequências para toda a sua eternidade.

Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
‭‭Mateus‬ ‭10:28‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.10.28.ara

No inferno o corpo, a alma e o espírito sofrerão eternamente, pois em vida a decisão tomada foi a de viver pelos preceitos dos homens. Melhor é viver pelos preceitos de Deus e passarmos a eternidade com Ele! O que confia no Senhor está seguro!

Ano 2#147